Curiosidades sobre a Moqueca !

A Moqueca (do quimbundomu’keka) ou poqueca (do tupipo’keka) é um cozido típico da culinária brasileira, especialmente dos estados do Espírito Santo, Bahia e Pará. Pode ser preparado com peixe, marisco, galinha, ovo, etc.

De fato, por meio de uma ampla pesquisa de campo, verificou-se a presença da moqueca em 87 por cento dos estabelecimentos comerciais voltados à venda de alimentos na região litorânea do Estado. De norte a sul, a moqueca figura como carro-chefe na grande maioria dos estabelecimentos, com forte apelo identitário, apresentando o uso de ingredientes bem semelhantes em sua composição, com pequenas variações apenas na forma de preparo. No entanto, apesar da popularidade do prato, raros são os estudos voltados a esquadrinhar suas origens e tradições.

De toda maneira, o consumo permanente e reiterado das moquecas e da torta capixaba, outra iguaria local característica da Semana Santa, é valorizado pelos nativos como uma referência na formação de sua identidade cultural, sendo, provavelmente, uma das principais razões da continuidade histórica da fabricação artesanal das panelas de barro, apesar das notáveis transformações urbanas ocorridas.

Em relação à moqueca, é válido considerar que, para alguns estudiosos da gastronomia brasileira, sua origem remeteria à peixada trazida pelos portugueses, na qual os negros acrescentaram os ingredientes habituais da culinária africana, quando aqui chegaram na condição de escravos. Contudo, é importante lembrar que os indígenas tinham, no peixe, um alimento de extrema importância, assim como a farinha de mandioca (CASCUDO, 1983). Tal associação – peixe-farinha – conservou-se, aliás, na combinação perfeita da moqueca com o pirão até os dias de hoje.

Fonte:- https://pt.wikipedia.org/wiki/Moqueca

Moqueca de camarão

Moqueca ao molho de camarão

Anúncios