Curiosidades sobre a Truta !

A truta é um peixe da família do salmão. Dentre os diversos tipos de trutas, a que melhor se adaptou ao cativeiro foi a rainbow (arco-íris). Esta espécie, originária da costa oeste da América do Norte, exige águas puras, cristalinas e muito oxigenadas, encontrando nas frias corredeiras dos rios de montanha um habitat perfeito para sua criação.Ao longo da história, a truta – prima-irmã do salmão – vem se constituindo em um dos peixes mais apreciados pelos “gourmets” em todo o mundo. Já na Idade Média, ocupava lugar de destaque na mesa dos nobres europeus, que se deliciavam com sua carne de sabor delicado.Peixe de boa textura, carne macia e espinha dorsal única (o que facilita a degustação), a truta representa o que há de melhor em termos alimentares: o baixo teor de calorias associado às fontes de cálcio e fósforo, além da presença de um ácido-graxo essencial: o ômega-3, verdadeira arma no combate ao colesterol.

Propriedades Nutricionais

As melhores trutas do mundo podem ser encontradas nas Montanhas Rochosas na América do Norte, nos Alpes e nos Pirineus na Europa, nos Andes na América Latina e nas regiões serranas do Brasil.

Em todos estes lugares de clima ameno e natureza generosa, a truta Arco-Íris faz a delícia de quem gosta de um peixe que, além de ser uma excelente fonte de vitaminas, proteínas e sais mineiras, ainda reduz o colesterol de quem o consome regularmente.     A truta, peixe rico em ácidos graxos ômega-3, fornece grande quantidade de vitaminas, fósforo e cálcio, e seu índice de proteínas é mais alto do que o da carne bovina. Além disso, por apresentar baixo teor de calorias, ela é recomendada para dietas de emagrecimento.

Fonte: http://www.trutasdaserrinha.com.br/truta08.htm

truta

Anúncios