Moqueca … e suas curiosidades !

Originária dos Indígenas a moqueca baiana, ou moqueca como é conhecida em muitos estados, é uma mistura de peixes e temperos tradicionais da cozinha baiana. A moqueca (termo utilizado no Brasil) é um cozido de peixe e outros frutos do mar com diferentes temperos. Tradicional item da culinária capixaba e baiana, apresentando variações na paraense. Originalmente esse prato é uma variação de pratos tipicamente indígena da costeira do ES e BA.

A receita local ganhou fama nestes tempos , exatamente por ser mais leve do ponto de vista calórico. Na receita típica , o azeite é doce. Contudo é importante lembrar que os indígenas tinham no peixe um alimento de extrema importância, assim como a farinha de mandioca. Tal associação – peixe-farinha – conservou-se, aliás, na combinação perfeita da moqueca com o pirão, até os dias de hoje.

Na Bahia a moqueca é cozida em panela de barro, mas antigamente os índios costumavam assar a moqueca numa grelha de varas ou em apenas folhas de árvores cobertas por cinzas quentes – conhecido como moquém.
A moqueca baiana é cozida com ingredientes típicos da região do nordeste, o leite de coco e o azeite de dendê dão o sabor único deste maravilhoso prato tradicionalmente brasileiro. O peixe é da preferência de quem vai comer, mas os recomendados são: cação, tainha e dourado.
Toda moqueca deve ser servida bem quente com pirão de peixe e um arroz. E para beber, o mais recomendado na Bahia é a “purinha”, uma cachaça. E para melhor digestão o recomendado é comer frutas frescas logo após o prato principal.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Moqueca

http://soulbrasileiro.com.br/main/brasil/comes-e-bebes/moqueca-baiana-comes-e-bebes-brasil-main/moqueca-baiana/

SAM_0844

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s